Vale do Mel FM,
sintonize em 100,7 MHz!

Nossa História


VALE DO MEL FM NASCIMENTO


Ao atravessar a ponte que ora distancia a década de 70 da década de 80 e ora as aproxima; os passos que vão e os passos que vem são dançantes e divertidos. Os tempos avançam. A geração efervescente e tempestiva, buliçosa e purpurinada da década de 80 se desprendia de caretices movimentando seus corpos nas frenéticas discothèques. Nas paradas de rádio, Barão Vermelho, Legião Urbana, RPM, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Blitz, Capital Inicial, Ultraje a Rigor. Mais tarde, os vocalistas Cazuza, Renato, Paulo, Herbert, Paula e Evandro se apartam de suas bandas e seguem solo em suas carreiras. Os sucessos internacionais também eram muito ouvidos. Queen, Guns N’ Roses, The Cure, Nirvana, Led Zeppelin, Pink Floyd, R.E.M., Scorpions, Prince, Lou Reed, The Doors, Kiss, Madonna e Michael. Em um dos momentos de maior repercussão, em que a janela da casa se abria para ver o movimento USA ÁFRICA, o mundo se prendia a canção We Are The World. Simultaneamente a este fato acontecia o surgimento da primeira emissora em frequência modulada Vale do Mel FM em 31 de outubro de 1986.

VALE DO MEL FM - SINOPSE HISTÓRICA


Vale do Mel FM veio imprimir sua sonoridade na frequência modulada de 89,9 MHZ através do canal 210 em meio ao frisson musical do pop/rock da década de 80 incorporado ao frenesi da época. Antes de sua impostação vocal, busquemos encontrar os caminhos pelos quais havia a Vale percorrido. A concessão se deu pelo fato da parceria entusiasta e incisiva de perfil idealista de Julio Cezar Lisbôa (in memorium) e Marco Antonio Benato Leite (in memorium), com aval e assinatura de Antonio Carlos Magalhães, o então Ministro das Comunicações na época. É constituída a empresa de nome Sociedade Emissora Vale do Mel Ltda. Naqueles primeiros dois anos a Emissora teve como sócios Julio Cezar Lisbôa e outros três. Em curto período, alterações contratuais modificaram o quadro societário da empresa com a saída de Cícero, Marco e Cesar. E o ingresso da sócia cotista Tânia Aparecida Lisbôa. INGRESSO DE TÂNIA LISBÔA NA EMPRESA Na terceira alteração de contrato, em 13 de abril de 1987 ingressa na empresa como sócia cotista, Tânia Aparecida Lisbôa. Assumiu a função de gerência junto de seu pai Julio Cezar Lisbôa. A ligação filial paternal de confiança e admiração mútua se estendeu para a empresa, caracterizada no perfil de natureza familiar com fins lucrativos para comercializar produto específico, a publicidade.

CARÁTER EXPERIMENTAL


É o período transitório pelo qual vive todo o veículo de comunicação observado analiticamente pela engenharia eletrônica do Ministério das Comunicações. Em 31 de outubro de 1986 às 12horas daquele dia histórico, era chegado o momento único de se ouvir pela primeira vez o som da Vale do Mel FM. Na fase experimental é veiculada somente a programação musical, a frequência e o canal, sem locução, sem anúncios comerciais e ou utilidades públicas.

CARÁTER DEFINITIVO


Passados três meses a Vale conquista a sua permanência. Em 23 de janeiro de 1987 as vozes de Gilson Leveovix, José Ruiz Gongra, Antonio Cezar de Lima, Luiz Simionato Neto e José Ubiratan Batista, se fizeram ouvir eloquentes e repercutidamente ao entoar o prefixo da Emissora. “Esta é a sua ZYD 403 Canal 210 Frequência Modulada de 89,9 MHZ VALE DO MEL FM transmitindo da pequena Irati para o grande Paraná!”

ALTERAÇÃO DE CLASSE


Em 1998, em razão do aumento de potência e alteração de classe concedida pelo Ministério das Comunicações, a frequência modulada no dial do aparelho de rádio se transforma de 89,9 MHZ em 100,7 MHZ. Por consequente, o canal 210 se transforma em canal 264. Incorporados e inseparáveis, frequência e canal, modificam o prefixo da Emissora para ZYD 403 Canal 264 100,7 MHZ Vale do Mel FM - Irati – Paraná.

ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO


Acidente automobilístico interrompe a vida de Julio Cezar Lisbôa - Em 2004, no dia 23 de abril, Irati perdera Dr. Julio Cezar Lisbôa, Serventuário da Justiça e sócio fundador da Vale do Mel FM. A família, a cidade e a Vale do Mel FM perdem homem de nobres potencialidades. O tempo segue, entretanto e apesar das interrupções abruptas, tão presente quanto foi a vida de Julio Cezar Lisbôa. A vida segue e a Vale prossegue.

Por Tânia Lisbôa

Inscreva-se na nossa newsletter!

E fique por dentro de nossos informativos

Topo